9 Novembro 2012

Semente de girassol colabora com a saúde do coração

Se você precisa manter os níveis de colesterol em dia, consuma sementes de girassol.

Por ter alta concentração de ácido graxo poli-insaturado linoleico (ômega 6) e de ácido graxo monoinsaturado oleico (ômega 9) a semente, além de fonte de vitamina E, com ação antioxidante, a semente ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares.

A semente de girassol também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, pois a protege da radiação ultravioleta. Além de proteger contra o câncer de pele, reduz o risco de câncer de cólon, bexiga e próstata. A vitamina E também tem efeito anti-inflamatório, sendo benéfica em casos de osteoartrite e artitre reumatoide. Tudo por ser rica em fitoesteróis, compostos encontrados em plantas com estrutura química semelhante a do colesterol. E também rica em selênio, que inibe a proliferação de células cancerosas.

A semente de girassol pode ser consumida torrada, como um aperitivo, ou misturada aos ingredientes de bolos, pães, farofas, etc. O óleo de girassol também é outra boa pedida no preparo de alimentos, já que possui sabor suave e saboroso. Por Yasmin Barcellos

Fonte: Portal R7

Veja mais...