EXAME TOXICOLÓGICO

No primeiro trimestre de 2011, visando o atendimento de um mercado potencial, o Laboratório Sodré firma parceria com uma das empresas líderes mundiais em testes de cabelo ou pêlos para identificação do abuso de substâncias, a Trimega Laboratories, localizada no Reino Unido.
Fundada em Londres em 2005, a Trimega Laboratories (www.trimegalabs.co.uk) desenvolveu uma série de técnicas inovadoras para a realização de testes de substâncias de abuso. Seu negócio principal é a análise laboratorial de amostras em cabelos ou pelos que fornece registros históricos precisos de qualquer dependência de álcool ou drogas em um período de um a doze meses. No Reino Unido seus clientes incluem: especialistas em direito de família, serviços sociais, agências regulamentares, e enfermagem profissional e organizações de pilotos. A Trimega também trabalha diretamente com tribunais.
Outros serviços oferecidos pela Trimega Laboratories incluem: Teste de drogas em estradas para cumprimento da lei, testes de esteróides em cabelos ou pêlos em atletas, e mais recentemente, testes de benzodiazepinas em cabelos ou pêlos.
A Trimega Laboratories ganhou o título de Melhor Uso de Tecnologia no Prêmio Startups 2008 patrocinado pelo Barclays e esteve entre os favoritos para o Prêmio Nacional de Negócios durante três anos consecutivos. A empresa também foi uma das 25 empresas a representar o Reino Unido no Prêmio Europeu de Negócios em 2010.
A Drogencheck, subsidiária da Trimega Laboratories na Alemanha, conduz testes de álcool em cabelos ou pelos e é credenciada com padrão internacional ISO 17025. A Trimega Drogencheck foi credenciada pela DAkkS, a autoridade emissora alemã, equivalente a UKAS no Reino Unido. A tecnologia para testes de álcool em cabelos ou pelos teve origem na Alemanha.
O Ministério da Justiça do Reino Unido não requer que os laboratórios de testes em cabelos ou pelos sejam credenciados. No entanto, o laboratório em Manchester, no Reino Unido, o qual realiza testes de drogas, opera em conformidade com os padrões ISSO 17025, e está sendo auditado pela UKAS para obter seu credenciamento. Acredita-se que o laboratório receberá seu credenciamento final da UKAS sob o padrão 17025 em breve.
O laboratório no Reino Unido já possui certificação ISO 9001:2008 da Lloyd’s Register Group que é acreditada pela UKAS, para o “fornecimento de coletas clínicas, testes, análises e serviços de interpretação para substâncias de abuso”.
Além disso, a Trimega possui certificação ISO 14001 da QMS International, o padrão de sistemas de gestão ambiental para gestão de qualidade interna. O laboratório da Trimega em Manchester é o único laboratório no Reino Unido na indústria a ter esta certificação. A Trimega também possui o padrão Investor in People (Investidora em Pessoas).
Foi também responsável pela criação do Comitê Consultivo Científico de Fios de Cabelo (Hair Strand Scientific Advisory Board). Seu objetivo é o de analisar o banco de dados de rápido crescimento de informações criado a partir de 10.000 testes de álcool em cabelos ou pelos e 7.000 testes de drogas em cabelos ou pelos realizados no Reino Unido a cada ano, dos quais a Trimega é responsável por cerca de 40 por cento. Os achados do Comitê são compartilhados com a Sociedade de Testes em Cabelos ou Pelos (SoHT) a qual, como organização de revisão, irá auxiliar em decisões futuras; especificamente  naquelas relacionadas com o estabelecimento de padrões/diretrizes universais. O Comitê é composto por:

  • Dr. Hans Sachs – Presidente antigo da SoHT e cientista chefe no caso Harold Shipman;
  • Professor Dr. Fritz Pragst – toxicologista forense ganhador de prêmios e pai fundador dos Testes de Álcool em Cabelos ou Pelos;
  • Dr. Silke Suesse – membro da SoHT e Diretora do Laboratório Trimega Drogencheck GmbH.

A Trimega é membro fundadora do Prêmio Duque de Edimburgo.
Além disso, a Trimega já realiza testes para quase metade do mercado britânico de testes em cabelos ou pelos, trabalhando especialmente com o setor jurídico e serviços sociais, e está crescendo rapidamente.

 

Testes de Drogas em Cabelos ou Pelos
Teste em cabelos ou pelos é o processo no qual são analisadas amostras de cabelo quanto a drogas ilícitas. Como o crescimento do cabelo é alimentado pela corrente sanguínea, a ingestão de drogas de abuso é revelada pela análise de uma pequena amostra de cabelo. O método utilizado mede as moléculas da droga que são incorporadas indefinidamente na haste capilar.

hair.jpg

O processo: Como as drogas são detectadas

Quando uma droga entra na corrente sanguínea, ela é quebrada em um metabólito específico. As amostras de cabelo são submetidas a um processo de triagem inicial onde ambos, a droga original e o metabólito, são isolados. Se a amostra apresenta resultado positivo, um teste de confirmação de cromatografia gasosa/espectrometria de massa (GC/MS) é realizado.

Porque realizar o teste.
As principais diferenças são que os testes em cabelos ou pelos proporcionam uma maior janela de detecção e a impossibilidade de adulteração do teste. A cocaína, metanfetaminas, opiáceos e PCP são rapidamente excretados e geralmente não detectáveis na urina 72 horas após o uso. O período de detecção em cabelos ou pelos só é limitado pelo comprimento da amostra, e é de aproximadamente 90 dias para uma triagem normal. Outras vantagens incluem procedimentos de coleta não-invasivos; eliminação eficaz de evasão do teste; e uma maior precisão através da capacidade de repetição do teste.
A combinação de uma janela de detecção maior e a resistência à evasão faz do teste em cabelos ou pelos muito mais eficaz do que o teste de urina na identificação correta de usuários de drogas.

Comprovação da capacidade de produção dos testes. clique aqui.

 

Voltar